Extrusoras/Filtradoras para Perfis e/ou Tubos

Conjunto de Extrusão Triplex

      A Copé tem mais de 40 anos de experiência em fabricação de extrusoras para aplicação na indústria da borracha e plástico. Desta forma, sempre evoluindo e seguindo os mais modernos conceitos de tecnologia, oferece dentro de sua linha de produção, extrusoras com alimentação a quente ou com alimentação a frio.

      As extrusoras com alimentação a quente são empregadas na conformação de compostos de borracha previamente aquecidos em moinhos ou misturadores internos, de onde são transportados para a extrusora em forma de tiras ou bateladas.

      Atualmente, as extrusoras a quente são utilizadas em casos bastante especiais, como quando se tem perfis de extrusão de grandes dimensões nos quais a homogeneidade é muito importante, e em misturas com dificuldades de processo. Tem como principais vantagens a alta qualidade do produto extrudado, a baixa potência instalada e o tamanho reduzido do equipamento. Para facilitar sua alimentação desenvolvemos a Extrusora de Fusos Cônicos. Esta máquina foi concebida para receber os compostos diretamente dos Misturadores de Rotores, conformando os perfis de acordo com as necessidades dos clientes, promovendo assim uma melhora no processo.

      As extrusoras com alimentação a frio foram desenvolvidas para o processamento de compostos de borracha não previamente plastificados. Uma vez que as funções de pré-aquecimento e plastificação do composto devem ser realizadas na própria extrusora, a relação L/D, nas extrusoras com alimentação a frio, é bastante grande, da ordem de 10 a 18, e as potências instaladas são maiores dos que as das extrusoras com alimentação a quente.

      Os fusos apresentam zonas que executam a uniformização da temperatura do material extrudado. Existem diversos tipos de fusos plastificadores, porém os mais conhecidos na indústria da borracha são os tipo "pinados" e os "plastic screw".

      Extrusoras pinadas caracterizam-se por possuírem pinos que são distribuídos ao longo dos cilindros de extrusão - que dependendo do tamanho da extrusora, podem ser de até 3 - que atuam como zonas independentes para a circulação de fluido térmico. A ação dos pinos produz uma homogeneização da borracha ao longo dos barris de extrusão.

      As extrusoras tipo Plastic Screw são extrusoras com alimentação a frio, através de mantas contínuas, e a ação de homogeneização da temperatura se dá através de barreiras que são adicionados no fuso. As barreiras são dois ou mais filetes de passos diferentes  que formam canais de volume variável, obrigando o retorno do composto.

      A Copé também fabrica extrusoras para aplicações especiais e linhas completas de extrusão.

      Opcionalmente, as extrusoras podem ser equipadas com:

  • Cabeçotes, com as seguintes variações: porta-matriz simples, tubador, para bandas, filtro simples, filtro duplo com comando hidráulico, granulador, angular/bi-elastômero para perfis, abertura manual e cabeçotes especiais;
  • Sistema de controle de temperatura (TCU);
  • Sistema de desgaseificação.

 

      Todos os equipamentos Copé são dotados de dispositivos de segurança de acordo com as Normas Brasileiras.

 

      Para maiores informações, sugere-se a leitura do arquivo "Palestra ABTB Extrusoras" em anexo.

Mod. EPT-60/12
Cabeçote Angular para Recobrimento de Mangueiras de Borracha
Mod. EPT-120/14-P
Mod. EPT-150/8-AF
Mod. EPT-250-16-P
Cabeçote para Bandas de Borracha
Conjunto de Extrusão Duplex