A Copé

Cartão Gustavo Copé (Fundador) | Lothar Proteo Copé
Vista das Unidades
Setores da Empresa
Vista da fábrica

        A COPÉ 

        A Copé & Cia. Ltda. é uma tradicional empresa 100% brasileira, de destaque nacional e internacional, fabricante de máquinas presentes nos parques industriais de importantes empresas do setor da borracha, plástico e recapagem de pneus.

        Para aplicação na indústria da borracha e do plástico, se destacam misturadores, resfriadores, calandras, extrusoras, prensas, bem como linhas completas de resfriamento, mistura, calandragem e extrusão.         

        Na área de reconstrução de pneus, com a marca Himapel, fabrica toda a linha de máquinas e acessórios, onde como principais equipamentos se destacam as máquinas de limpeza, inspecionadeiras, raspadeiras, roletadeiras, envelopadeiras e autoclaves, além de realizar instalações completas de plantas.

        Além das máquinas padrões de sua linha de produtos, oferece projetos e soluções especiais, de acordo com as necessidades de seus clientes. Para tanto, conta com um setor de Engenharia especializada.

        Também executa melhorias, reformas, serviços de usinagem e instalações, assim como fornece peças de reposição e assistência técnica nacional e internacional.

        Todos os equipamentos Copé são fabricados atendendo às normas de segurança brasileiras e internacionais.

 

        SUA HISTÓRIA

        Com uma história de trabalho e dedicação, a Copé & Cia. Ltda. completará em 2014 setenta e cinco anos de existência. Foi no dia 19 de outubro de 1939 que Gustavo Copé, um ambicioso e idealista engenheiro mecânico, lançou as bases de uma das maiores indústrias de máquinas para beneficiamento de borracha e couro da América Latina.

        Oriundo de Berlim (Alemanha), Gustavo Copé já pensava longe. Tinha muitos objetivos, sendo que o maior deles era fazer de sua modesta oficina, situada em Novo Hamburgo - RS, uma grande empresa. Para isso não poupava fôlego e trabalhava dias e noites consertando máquinas para as indústrias da região.

        Desde sua fundação, a empresa não parou mais de crescer. Em 1954, assumiu a gestão da companhia seu filho, Lothar Proteo Copé, mantendo e incrementando a mesma filosofia de investimentos em pessoal e tecnologia, e firmou-se definitivamente no cenário nacional quando, em 1960, passou a projetar exclusivamente equipamentos para beneficiamento de borracha. Na década de 70, ingressou na produção de equipamentos para plásticos, complementando a linha de elastômeros. Em 1981, foi a vez do setor coureiro receber a contribuição da Copé, que desenvolveu máquinas para beneficiamento de couros e peles. Em julho de 1989, foi adquirida a Hidráulicos, Máquinas e Peças Himapel Ltda, líder na fabricação de máquinas e instalações para reconstrução de pneus; e em março de 1996 a Güttler Secadores Industriais Ltda. tradicional fabricante de equipamentos de secagem e pintura de couros. Em 2011, a matriz foi transferida do centro da cidade de Novo Hamburgo - RS para a cidade vizinha de São Leopoldo - RS, no Distrito Industrial São Borja. Em 2012, quando a Himapel se transformou em uma marca da Copé & Cia. Ltda., a empresa passou também a fabricar máquinas e instalações completas para recapagem de pneus.

        O esforço do imigrante foi recompensado, e das pequenas e acanhadas acomodações hoje só restam lembranças.

        Atualmente a empresa, com a terceira geração em sua administração geral, tem sua sede e duas filiais na cidade de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Lá funcionam, além das áreas administrativas - vendas, assistência técnica e engenharia - duas unidades fabris com amplas e modernas instalações. Uma terceira filial, de vendas, está localizada na cidade de São Paulo - SP.

 

        SEU DESAFIO

        Satisfazer aos clientes fabricando máquinas e equipamentos com tecnologias avançadas, em uma evolução constante, buscando sempre a melhor qualidade, maior produtividade e menor custo.

 

        SUA FORMA DE TRABALHAR

        Passaram-se os anos e a empresa, sempre apoiada em uma administração eficiente e com uma excelente equipe de profissionais, vem evoluindo tecnologicamente, mantendo viva a chama do pioneirismo, da determinação e do entusiasmo de seu fundador.

        O binômio trabalho e tecnologia, desde a fundação até os dias atuais, sempre esteve presente na história da companhia. Sua linha filosófica está centrada fundamentalmente na produção de equipamentos de altíssima qualidade e tecnologia avançada, completados por um eficiente serviço de assistência técnica.

        Conceituada no mercado em que atua, a Copé vem buscando ao longo de anos de trabalho, a perfeição de seus produtos. Para isso se vale de um rigoroso controle de qualidade, onde tudo é vistoriado e controlado por técnicos capazes de identificar a menor falha em qualquer etapa do processo de fabricação.

 

        SEU MERCADO

        Além de atender o mercado interno, a empresa exporta sistematicamente para todos os países da América Latina e da África, alguns países da Ásia e Europa, além do Canadá e Estados Unidos.